Legislativo - Terça-feira, 31 de Janeiro de 2023

COMUNIDADE SURDA CRIOU SINAIS DE IDENTIFICAÇÃO DOS VEREADORES DE RIO DAS PEDRAS

Também foram efetuadas demarcações para transmissão das sessões em LIBRAS

COMUNIDADE SURDA CRIOU SINAIS DE IDENTIFICAÇÃO DOS VEREADORES DE RIO DAS PEDRAS

Com previsão de implantação da transmissão, tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nas sessões da Câmara Municipal de Rio das Pedras, a partir da 1ª sessão ordinária no próximo dia 06 de fevereiro, várias ações se fizeram necessárias.

Segundo Anne Caroline Galvão Pacheco, responsável pela tradução e interpretação de LIBRAS, a comunidade Surda se utiliza de sinais que definem individualmente as pessoas que conhecem, e somente pessoas da comunidade poderiam criar esses sinais.

“O sinal pessoal é a forma mais prática de identificação na comunidade surda, troca-se a verbalização do nome por um gesto que representa a pessoa e esse sinal deve ser criado e dado por um surdo, sendo antiético ser batizado por um ouvinte”, esclarece Carol Galvão.

Assim David Rodrigues Marques (43) e Janderson Ramos (50), ambos surdos e moradores da cidade, foram convidados para criação dos sinais de identificação dos vereadores da Câmara Municipal, juntamente com a interprete Carol Galvão.

Outra ação foi a demarcação da área onde atuará a interprete durante as sessões, e o posicionamento da mesma para as câmeras na transmissão on line das sessões.

Na foto acima, Janderson, David e Carol Galvão

COMUNICAÇÃO