Legislativo - Quarta-feira, 11 de Maio de 2022

MARCONATO APRESENTOU RELATÓRIO DE TRABALHOS DO SAAE NA 13ª SESSÃO

Autarquia é alvo constante de questionamentos da população.

MARCONATO APRESENTOU RELATÓRIO DE TRABALHOS DO SAAE NA 13ª SESSÃO

O vereador Edison Donizete Marconato, durante a 13ª sessão da Câmara Municipal de Rio das Pedras nesta segunda-feira (09), usou a palavra para esclarecer questionamentos recebidos por ele, sobre a atuação do Serviço Autônomo de Agua e Esgoto de Rio das Pedras (SAAE), durante a recente crise hídrica enfrentada pelo município.

“Procurei o prefeito e a autarquia para buscar respostas às indagações populares, pois para nós ficaram claros os esforços desprendidos pelo SAAE na pessoa de seu superintendente e do prefeito para buscar soluções para amenizar a falta de agua nas torneiras”, declarou Marconato.

O vereador solicitou então a leitura de uma relação de serviços e medidas adotadas durante o ano de 2021. Algumas medidas como a instalação de cerca de 10 km de tubulação para captação em represas distantes como Souza, Santa Tereza, Nativa, Rubim, Burim, Monte Belo (1 e 2) e represas na Rodovia do Açúcar (1 e2) e suas respectivas moto bombas (7) para impulsão do liquido até os locais de captação e ativação de captação na Represinha Dona Rosina (estava 8 anos parada) são uma pequena parte da relação de trabalhos do SAAE durante esse período.

Para aumentar a oferta de agua à população, o SAAE e a prefeitura realizaram obras de manutenção de bombas, reforma da caixa baixa do São Cristóvão 2; pressurização do sistema para os bairros São Cristóvão 2, Santa Maria e Luís Massud Coury e a ativação de poços que estavam parados como Poço Rodoviária, São Carlos, ETA 3, Pombal e a perfuração de novos poços outorgados como o próximo ao Portal e no Angolini.

Reservatórios foram instalados na rotatória da Bandeira, Luxemburgo ambos de 200mil litros. Ainda está em licitação, um reservatório para o bairro Luís Massud Coury advindo de emenda do deputado Rodrigo Morais.

Também foi instalada uma nova Estação de Tratamento de água para substituir a que atendia a ETA 3; estações elevatórias de esgoto (Bom Jesus e Ouro Fino) e a sequência das obras da Estação de Tratamento de Esgotos, que vai tratar 100% do esgoto da cidade.

Outras obras feitas abrangem a troca de toda rede adutora (Bom Jesus 2) perto da bica e de toda rede de agua da Rua Nagib Chama (próxima à Arcor) além da contratação de empresa especializada em caça vazamentos para diminuir a perda de agua tratada (200 km de rede).

Estão em andamento ainda a troca de 3,4 km de rede através de método não destrutível; 2,5 km no bairro São Cristóvão; a perfuração de 4 poços (Jorge Coury, Nosso Teto, caixa baixa S. Cristóvão e Escola Maria Arlete) e mais 2 poços através do DAAE (Governo do Estado).

“Observando que não houve aumento real no m3 de agua, e que todas as contas de energia desde janeiro de 2021 estão pagas”, afirmou o documento.

Marconato declarou ao final da leitura que “O SAAE e a Prefeitura, juntamente com os vereadores não estão sendo omissos e estão trabalhando para melhorar ainda mais”.

COMUNICAÇÃO  CMRDP

Texto e Fotos: Antonio Claudio Cossia – MTB: 82.845/SP