Legislativo - Terça-feira, 28 de Novembro de 2023

Grupo de Estudos de LIBRAS da Câmara recebe visitas ilustres

Integrantes do grupo puderam ouvir experiências de vida e adquirir conhecimento

Grupo de Estudos de LIBRAS da Câmara recebe visitas ilustres

O Grupo de Estudos de LIBRAS da Câmara Municipal de Rio das Pedras, conduzido pela tradutora e intérprete de LIBRAS, Anne Caroline Galvão Pacheco (Carol Galvão), recebeu, nas últimas semanas, visitas importantes. No dia 16 de novembro, o grupo recebeu a visita de Kirie Alescia Fernandes, surda e professora de LIBRAS. No dia 23 de novembro, foi a vez do grupo receber a visita de Renato Principessa da Costa, surdo-cego.

As visitas de Kirie e Renato tiveram o objetivo de proporcionar aos integrantes do grupo de estudos o contato com pessoas surdas, possibilitando a interação entre as pessoas e estimulando o aprendizado.

Kirie, fazendo uso de LIBRAS, expôs sua história como surda, além de apresentar alguns sinais do contexto familiar.

Renato, pela LIBRAS Tátil, relatou sua experiência de vida e, depois, tocou um pouco de violão, instrumento ao qual ele tem se dedicado.

“Convidamos Kirie e Renato para que o grupo tenha mais contato com o universo surdo, conheça histórias de vida e possa treinar a conversação em LIBRAS”, declarou Carol Galvão.

Ana Paula Paschoadelli Brambilla, professora, integrante do grupo, relatou, “Conhecer o Renato foi uma experiência única, me mostrou o quanto sou falha diante de tantos obstáculos que aparecem em nossa vida. Uma alegria, um senso de humor e um amor que não se explicam”.

“Que sensação incrível, não há palavras para descrever esses momentos que tivemos no dia de hoje. Um grande privilégio ter conhecido o Renato. O Renato é uma inspiração para todos nós”, opinou Sara Ferreira Mariano, do lar, também integrante do grupo.

Como finalizou Carol Galvão, além de proporcionar aprendizado de LIBRAS e do universo surdo ao grupo, as visitas geraram uma reflexão sobre força, persistência e superação de obstáculos.