Câmara Municipal realiza evento de encerramento da 1a edição do grupo de estudos de LIBRAS

Legislativo - Quarta-feira, 24 de Maio de 2023


Câmara Municipal realiza evento de encerramento  da 1a edição do grupo de estudos de LIBRAS

A Câmara Municipal de Rio das Pedras realizou nesta terça-feira, 23 de maio, um evento de encerramento da 1a edição do grupo de estudos de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) - nível básico. Na ocasião, os alunos participantes do grupo receberam o certificado de conclusão dos estudos.


A 1a edição do grupo de estudos de LIBRAS teve início em 07 de março e se estendeu até 16 de maio. Foi conduzido pela tradutora e intérprete de LIBRAS da Câmara, Anne Caroline Galvão Pacheco (Carol Galvão). Os encontros para estudos totalizaram vinte horas, divididos em 10 encontros de 2 horas cada um. O grupo incluiu quinze alunos, divididos em 2 turmas.

O vereador Jeandre Deive Roncato (Nabuco) (PSDB) agradeceu a todos os envolvidos, “agradeço a todos e parabenizo a Câmara, o Presidente desta Casa e a Carol pela iniciativa e condução deste grupo. Parabenizo também todos os alunos pelos esforços e pelo gesto de, agora, poderem também auxiliar surdos, contribuindo para a inclusão e a comunicação na nossa comunidade”.

A vereadora Vanessa Stocco Botam (PV) declarou “agradeço à Carol, pois, quando a gente tem alguém que nos ensina alguma coisa, levamos este aprendizado para toda a vida. Este é o primeiro ano que contamos com esta profissional de LIBRAS e esta é a primeira edição do grupo de estudos de LIBRAS. Esta iniciativa é fundamental, porque a partir de uma semente, começamos a plantar isso para o futuro. Também é gratificante saber que vocês, alunos, empenhados, ajudarão incluir pessoas que necessitam ser incluídas na comunidade”.

Após a entrega dos certificados, Carol Galvão se declarou admirada com os resultados obtidos pelos participantes “agradeço à Câmara e ao Presidente da Casa, Bé Cecote. Agradeço aos alunos, pois não só ensinei, mas aprendi bastante. O que houve entre nós, foi uma verdadeira troca de experiências e conhecimento. Todos nós aprendemos juntos. Todo este percurso foi gratificante. Estou admirada com os resultados que os alunos tiveram, porque alguns nunca tinham tido nenhum contato com libras”.


Ao encerrar o evento, o Presidente da Câmara Municipal de Rio das Pedras, o vereador Sérgio Roberto Cecotte (Bé Cecote) (PSB) declarou “agradeço a todos os envolvidos. Parabenizo principalmente a nossa funcionária, Carol Galvão, tradutora e intérprete da Câmara e responsável pela condução desta primeira edição do grupo de estudos de LIBRAS da nossa Casa. Parabenizo também a todos os alunos, pelo comprometimento e pela disposição em aprender e colaborar com a inclusão no nosso municipio”.


A 1a edição do grupo de estudos - nível básico se encerrou com grande êxito, contando com sessenta interessados em participar e lista de espera, já que as vagas são limitadas. A Câmara planeja, para o segundo semestre, a 2a edição do grupo de estudos. Mais informações serão divulgadas oportunamente, em data futura.


A partir deste ano, a Câmara conta com a funcionária Carol Galvão, tradutora e intérprete de LIBRAS. A iniciativa busca ampliar as ações de inclusão e acessibilidade da Câmara.

Câmara Municipal


Rio das Pedras